quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Fender Stratocaster(linda)




Fender Stratocaster é um modelo de guitarra elétrica desenhada por Leo Fender, George Fullerton e Freddie Tavares em 1954, e fabricada continuamente até os dias de hoje. Ela é considerada por muitos músicos , a guitarra que possui o som mais versátil do mundo.
Leo Fender queria um instrumento infalível que não perdesse em agudos mas que tivesse graves mais poderosos que a estridente Telecaster, modelo até então hegemônico. Que falasse baixo, gritasse ou chorasse sem perder o timbre. Então, utilizou o trémulo, uma inovação na altura, o que permitia uma grande distorção do som, mas, não causava a desafinação da guitarra, que se mantinha afinada (mais tarde aperfeiçoado com o popular FloydRose). Seu Headstock ("cabeça", parte aonde se localiza as tarrachas que afinam a guitarra) mais grosso que a telecaster existe pelo fato de que vários músicos da época na Telecaster (que na verdade começou com a Broadcaster, uma Tele mais simples) faziam chacota sobre a cabeça fina e estreita da Telecaster. O corpo da Stratocaster foi inspirado no corpo do Fender Precision Bass e seu sistema de trêmulo foi desenhado e criado inteiramente por Leo Fender. Segundo o próprio, a disposição das tarrachas na cabeça da guitarra em linha reta, mantendo as cordas retas mesmo após a pestana, minimiza as desafinações decorrentes do uso extremo do trêmulo. As primeiras Stratocaster não continham escudo de 3 camadas (atualmente os escudos sao compostos por 1 camada preta no meio de duas brancas ou vice versa para enrijecer o material) o que fez com que ao envelhecessem eles deformassem. Inicialmente também, elas continham Chaves de 3 posições para seleção dos captadores, a disposição possível era: captador da ponte, do meio ou do braço. Entretanto alguns músicos descobriram que deixar a chave em uma posição intermediária, ligava dois captadores (como o da ponte e do meio por exemplo) criando um som único e diferente. Vale lembrar que nesta época os captadores do meio eram comuns, iguais aos do braço, enquanto que atualmente os captadores do meio são enrolados ao contrário e tem pólo invertido, para funcionar como a mesma teoria dos captadores Humbuckers eliminando assim os ruidos, mas obviamente criando uma sonoridade diferente. As Chaves atualmente são de 5 posições, assim as posições intermediárias (2 e 4) são comuns atualmente, e as posições 1, 3 e 5 compreendem respectivamente os captadores do braço, meio e ponte.
As Stratocaster tem seu timbre, "quack", caracterizado pela cavidade do trêmulo e sua parte/bloco de metal, sua madeira, seu corte, seus captadores e seu braço, mais longo do que as Gibson Les Paul e seu headstock. As madeiras usadas originalmente nas stratocaster são ash e alder, mas atualmente cópias feitas por luthiers e outras empresas englobam madeiras como marupá, cedro,poplar, freijó, basswood, swamp ash e até mogno em alguns casos. Vale lembrar que a madeira e sua densidade alteram muito o timbre da guitarra, dando um som mais fechado com o cedro, ou mais brilhante com um ash(dependendo da densidade deste, que varia muito)

A "Strato" (seu apelido no Brasil) tem uma longa lista de fãs convictos: Eric Clapton, que tem mais de uma centena de Stratocasters, é contundente: "Experimentei quase todas as guitarras que foram feitas e sempre voltei para a Stratocaster. Ela é furiosa e, ainda assim, agradável. Crua e ao mesmo tempo pura". Keith Richards prefere a Telecaster mas se dirige a Fender no mesmo tom: "Eu só queria dizer obrigado a Deus por Leo Fender, que fez este instrumento para tocarmos." Tal como Jimi Hendrix, que a imortalizou, estraçalhando a guitarra no palco, em sua despedida de Londres, em 1966! A Stratocaster foi originalmente iconizada pelos Beatles, com George Harrisone John Lennon usando o modelo, no álbum Rubber Soul, em 1965. George Harrison, guitarrista dos Beatles, tinha uma stratocaster que era originakmente azul, que comprou junto com John Lennon, e fez nela, sozinho, uma pintura psicodélica com os esmaltes de sua mulher, e a guitarra pode ser vista durante o Magical Mistery Tour, tendo notoriedade no clipe de I Am The Walrus. Desde então, a guitarra vem ganhando várias reproduções, feitas por pintores de maioria amadores. Mark Knopfler, guitarrista do Dire Straits é mais um dos apaixonados por Stratocasters, e diz ter composto a música sultans of swing para ela. David Gilmour, que sempre utilizou Stratocasters em larga escala, dentro e fora do Pink Floyd, possui em sua coleção uma em especial de cor creme, que é considerada uma das primeiras Stratos fabricadas pela Fender. Ele dificilmente a utiliza em shows devido a sua raridade, e pode ser visto tocando com ela no Show comemorativo dos 50 anos da Fender em 2004. Um grande herói da Fender Stratocaster foi o guitarrista Ritchie Blackmore do Deep Purple, considerado por muitos fãs até hoje como um dos melhores tocadores da Fender Stratocaster que ja existiu... As cinco décadas da Fender Stratocaster inspiraram o jornalista Tom Wheeler a escrever o livro "The Stratocaster Chronicles", com fotos e depoimentos de designers, executivos de empresas e músicos sobre o modelo de instrumento.

Entre os anos 1992 e 1995, a Giannini, indústria brasileira de instrumentos musicais, produziu sob licença da Fender americana (e sob um rigoroso controle de qualidade) um modelo de guitarra Stratocaster e outro dos baixos Jazz Bass. A linha ficou conhecida comoSouthern Cross . O grande responsável por isso foi Carlos Assale, que anteriormente já tinha sido responsável pelas primeiras guitarras dignas desse nome no Brasil: as guitarras Dolphin. Guitarrista conceituado da banda LES FAUVES, Slash considera de que de entre as muitas guitarras com que já tocou a stratocaster ou fender stratocaster é a mais ajustada para o tipo de música que tocam um rock pimbalheiro da zona do Baixo Mondego, Contudo este grande guitarrista Slash que apenas com um mês de conservatório consegue tocar qualquer música com a sua fender stratocaster.

Guitarristas que ultilizam ou utilizaram Fender Stratocasters

Nenhum comentário:

Postar um comentário